A Meta lançou um novo aplicativo chamado Threads, que está diretamente conectado ao Instagram, também de propriedade da Meta. Pretende-se concorrer com o Twitter, que vive alguma incerteza neste momento.
Não surpreendentemente, o nome é muito familiar para os usuários da rede do pássaro azul - é claro que eles querem capturar esse público.
O que é o Threads?
O aplicativo Threads foi criado pela mesma equipe que desenvolveu o Instagram. Foi lançado mundialmente em 5 de julho de 2023 e permite aos usuários publicar postagens de até 500 caracteres. Além disso, é possível postar links, fotos e vídeos de até 5 minutos de duração.
O objetivo do Meta é que o Threads se torne uma rede social onde as pessoas possam compartilhar ideias, pensamentos ou apenas suas rotinas diárias por meio de mensagens de texto curtas. “Queremos criar um espaço aberto e amigável onde nossa comunidade de Instagrammers e nossos maravilhosos criadores possam se envolver em conversas públicas”, disse Adam Mosseri, chefe do Instagram em sua declaração pública.
Segundo os Resultados Digitais: As funcionalidades de segurança também serão compartilhadas com o Instagram, permitindo bloquear palavras indesejadas e pessoas, além de denunciar postagens e contas que não respeitam as regras da rede social.
Neste primeiro momento, a timeline apresenta os posts das pessoas que você decidiu seguir e, também, de outros perfis e criadores de conteúdo recomendados. Ainda não está claro como esse algoritmo funciona e se ele se adapta às ações que você toma no app.
Como instalar o Threads?
Threads está disponível apenas para smartphones no lançamento. No desktop, você pode acessar os perfis das pessoas e ler o que elas publicaram, mas pouco mais. Também não existe uma versão em que você possa postar, responder e interagir usando um teclado e a tela do computador.
Então, vamos nos tornar ainda mais viciados em nossos telefones?
A primeira coisa que você tem que fazer é ir até as lojas de aplicativos da Apple e do Android e baixar o Threads para o seu celular. Logo depois, ao abrir o app, você verá uma tela como esta abaixo, em que terá que fazer o login conectando com a sua conta no Instagram.
Talvez você receba um aviso no seu Instagram de que um dispositivo está tentando acessar a sua conta, por questões de segurança.
Aconteceu comigo quando fui usar o Threads, mas foi só clicar para liberar o acerto e estava tudo certo.
E é só isso que você precisa fazer para instalar o aplicativo no seu celular. Vale lembrar que o seu username, aquele com a @ na frente, será o mesmo do Instagram. Você pode também usar a mesma foto de perfil como padrão.
Assim, dá para ver que a Meta quer aproveitar a popularidade do Instagram, que as pessoas já sabem muito bem como usar, para ganhar o máximo de usuários possível. Os primeiros posts do Mark Zuckerberg, aliás, são apenas sobre os signups na rede; o mais recente comemorava 10 milhões de usuários inscritos em apenas 7 horas.
Ninguém sabe se o hype vai durar uma semana, um mês ou nem isso. O que dá para falar é o básico do que uma marca ou empresa pode fazer caso resolva ser early adopter.
Comments